
Serviço de limpeza urbana de Luziânia contará, nas próximas semanas, com mão de obra de reeducandos do sistema carcerário

A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Luziânia e a Polícia Penal de Goiás.
A força-tarefa de limpeza e zeladoria de áreas públicas de Luziânia ganhou um reforço com a inclusão de 60 reeducandos do Sistema Prisional nos trabalhos. A ação é fruto de uma parceria firmada entre a Polícia Penal de Goiás e a gestão municipal, por meio da secretaria de Desenvolvimento Urbano. O projeto tem por objetivo assegurar a revitalização da cidade e dar oportunidade de ressocialização aos internos.
As atividades com os internos do Sistema Carcerário iniciaram dia 14 com a limpeza do Cemitério Jardim da Consolação e se estenderá por toda cidade nas próximas semanas. O secretário e vice-prefeito Télio Rodrigues, explica que a iniciativa é boa para ambas as partes: “Todos ganham, a população é beneficiada com a limpeza da cidade e os reeducandos recebem a remissão de três dias de suas penas por um dia de trabalhado, sem falar na oportunidade de ressocialização”, explica.
A ação realizada com apoio da mão de obra carcerária conta com a escolta de policiais penais e suporte de fiscais da prefeitura, e os detentos já cumpriram quase a totalidade de suas penas. Entre os serviços a serem realizados estão tapa-buracos, capina, roçagem, pintura de meio-fio e retirada de entulhos.

A mão de obra da população carcerária é um projeto do Governo do Estado de Goiás, por meio da Polícia Penal, visando proporcionar condições para a reintegração social de internos do sistema carcerário que possuem progressão de pena e bom comportamento. O modelo progressivo de execução da pena é considerado um avanço na busca pela humanização das penas. Nesse contexto, o trabalho externo pode ajudar a promover uma mudança de comportamento, sendo visto como uma condição essencial para a reinserção do reeducando no convívio social, contribuindo, assim, para o afastamento da criminalidade.





FONTE: SECOM
Publicar comentário