×

Prefeitura de Valparaíso inicia desmobilização do CAIS para construção de nova unidade de saúde

Destaques

Prefeitura de Valparaíso inicia desmobilização do CAIS para construção de nova unidade de saúde

cais-capa- Prefeitura de Valparaíso inicia desmobilização do CAIS para construção de nova unidade de saúde

Pacientes deverão procurar o Hospital Municipal de Valparaíso (Jardim Céu Azul) ou a UPA do Marajó; atendimentos serão transferidos planejadamente para evitar sobrecarga.

A partir de 1º de setembro de 2025, o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), localizado no bairro Valparaíso II, deixará de realizar atendimentos à população. A Prefeitura de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que os pacientes serão atendidos temporariamente pelo Hospital Municipal de Valparaíso (HMV), no Jardim Céu Azul, e pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Marajó. As duas unidades receberam reforço nas equipes e na organização operacional para absorver os atendimentos ordenadamente.

CAIS-OFICIAL Prefeitura de Valparaíso inicia desmobilização do CAIS para construção de nova unidade de saúde

A desmobilização do CAIS abre espaço para a construção de uma nova unidade de saúde, com projeto voltado a oferecer mais qualidade, conforto e eficiência no acolhimento da população. Segundo a Secretaria, o CAIS realiza cerca de 5 mil atendimentos mensais; esse volume será redistribuído entre o HMV e a UPA do Marajó por meio de um plano operacional que prevê escalonamento de horários, reforço de profissionais e medidas de triagem para evitar filas e sobrecarga.

A Prefeitura ressalta que esse processo de transferência já foi aplicado com sucesso na reforma anterior da UPA do Marajó, que foi recentemente reinaugurada e voltou a atender com estrutura renovada. Atualmente, Valparaíso de Goiás é a única cidade do Entorno com três unidades de urgência e emergência 24 horas, que atendem não só moradores do município, mas também pacientes de cidades vizinhas e do Distrito Federal.

O objetivo da mudança é garantir serviços de saúde mais modernos e estruturados, com melhor conforto, segurança e qualidade no atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de dúvidas sobre encaminhamentos, horários e tipos de atendimento, os usuários entrem em contato pelos canais oficiais da Prefeitura ou diretamente nas unidades receptoras.

Pontos importantes a esclarecer:

Qual o cronograma completo da desmobilização e da construção da nova unidade?

Prazo de conclusão da nova unidade: data prevista para início e fim das obras?

Como será o remanejamento consultas agendadas?

Haverá uma comunicação oficial da SMS sobre transferência de atendimento para as pessoas que estão com consultas agendadas?

Como a Prefeitura garante que o HMV e a UPA do Marajó não ficarão sobrecarregados? Há plano de contingência?

Haverá transporte público ou apoio para deslocamento de pacientes para o HMV OU UPA?

Publicar comentário