Polícia Civil deflagra operação “Pacto Sistêmico” contra corrupção na gestão do ex-prefeito Fábio Correa (PP); R$ 59 milhões podem ter sido desviados

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) realizou nesta terça-feira, 18 de março, a Operação “Pacto Sistêmico” para investigar um esquema de corrupção que pode ter causado um prejuízo de R$ 59,1 milhões à Prefeitura de Cidade Ocidental, além de cumprir 32 mandados de busca e apreensão em diversos municípios do Entorno e no Distrito Federal.
Coordenada pela Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (DECCOR), a operação apura possíveis crimes cometidos durante a gestão do ex-prefeito Fábio Correa (PP), entre 2017 e 2024. As investigações incluem indícios de corrupção ativa e passiva, peculato, fraudes em licitações e contratos administrativos, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Com o apoio da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a operação mobilizou 114 policiais que atuaram em cidades como Cidade Ocidental, Valparaíso e Luziânia. As suspeitas envolvem contratos milionários entre a prefeitura e empresas ligadas a amigos e familiares de agentes públicos, principalmente nas áreas de manutenção e locação de veículos, tecnologia da informação e obras públicas.
Os dados levantados indicam que práticas de sobrepreço e direcionamento nas contratações foram comuns, com a realização de licitações simuladas e aditivos contratuais que onerarão indevidamente os contratos. As irregularidades seriam parte de um esquema estruturado que desviou recursos municipais, estaduais e federais ao longo dos últimos oito anos.




Publicar comentário