Goiás amplia atuação da segurança pública com nova base aérea em Luziânia, no Entorno de Brasília

O reforço da segurança pública no entorno do Distrito Federal ganhou um novo patamar nesta segunda-feira (12/1), com o anúncio da ampliação da estrutura aérea policial durante a entrega de quatro helicópteros destinados às forças de segurança do Estado.
O Governo de Goiás anunciou um reforço importante na estrutura de segurança pública estadual ao revelar, nesta segunda-feira (12/1), a implantação de uma nova base aérea policial em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. A medida foi divulgada durante a entrega de quatro helicópteros às forças de segurança do Estado, em solenidade realizada na Praça Cívica, em Goiânia.
Segundo o governador Ronaldo Caiado, a criação dessa base no Entorno é parte de uma estratégia de descentralização que busca reduzir o tempo de resposta das equipes e ampliar a capacidade de atuação em áreas com grande fluxo populacional e desafios de segurança pública. “Quando eu cheguei no Estado, tinha apenas um helicóptero funcionando. Era uma total ausência de infraestrutura para a nossa polícia. Trabalhamos fortemente durante esses anos todos e hoje entregamos algo inédito, expandindo as ações da cobertura aérea”, destacou Caiado, lembrando que novas unidades devem ser implantadas em outras regiões do estado. O vice-governador Daniel Vilela também ressaltou o impacto das ações nos indicadores de segurança pública em Goiás, atribuindo a condição atual a um conjunto de medidas que valorizam e equipam as corporações. “Temos uma polícia preparada, equipada, bem remunerada e altamente qualificada para desempenhar com excelência o seu trabalho. Não chegamos a essa condição de referência da segurança pública no Brasil por acaso”, afirmou.
O investimento total, superior a R$ 135 milhões, foi viabilizado com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e as aeronaves já estavam em operação desde dezembro de 2025. Com os novos helicópteros, a frota aérea do Estado foi ampliada, favorecendo operações integradas, apoio tático e a capacidade de atuação em regiões de difícil acesso, como áreas rurais e rodoviárias. As aeronaves entregues são do modelo Airbus/Helibras AS350B3a (H125), reconhecidas pela robustez e tecnologia embarcada, incluindo sistemas de sensoriamento capazes de captar, transmitir e monitorar ocorrências em tempo real.



Fotos: Secom, PM5 e Polícia Científica
FONTE: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás




Publicar comentário