
Vacinação contra Influenza: Valparaíso de Goiás alcança destaque com 2ª maior cobertura regional no Dia “D”

Resultado reflete o trabalho conjunto entre gestão municipal e população na prevenção da gripe
Reforçando o compromisso com a saúde pública municipal, a Secretaria de Saúde de Valparaíso de Goiás realizou no último sábado, dia 10 de maio, o Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Um total de 1.458 doses foram aplicadas, sendo Valparaíso destaque na luta contra a gripe, com a 2ª maior cobertura vacinal da região.
Em seu discurso, a Secretária de Saúde, Luciana Caixeta, destacou que além de proteger contra os principais vírus em circulação e reduzir significativamente complicações causadas pela gripe, a imunização também ajuda a diminuir a sobrecarga no sistema de saúde.
“A vacina é uma prevenção para que essa sobrecarga não chegue. Então, vacinar os grupos prioritários, ou seja, aqueles que são mais vulneráveis, mais suscetíveis a desenvolver as formas graves, é prevenir que as nossas unidades de saúde 24 horas fiquem sobrecarregadas“, disse a secretária.
Quando uma grande parte da população é vacinada, a propagação de doenças é reduzida, protegendo aqueles que não podem ser vacinados. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Leidimar Soares, alertou para a questão das condições climáticas no qual o município se encontra, onde há um aumento nos casos de gripe.
“Estamos num período sazonal para as doenças respiratórias, então é muito importante que toda a população do nosso grupo prioritário compareça às unidades de saúde para receber a vacina”, afirmou Leidimar.
O prefeito Marcus Vinicius parabenizou a Vigilância Epidemiológica do município e ressaltou a importância de ações como essa para a conscientização da população, exemplificando a queda no número de casos da dengue neste ano de 2025.
“Tivemos somente 700 casos de dengue confirmados até maio desse ano, ou seja, todo resultado positivo que estamos colhendo é graças ao trabalho da gestão, que tem gerado grandes conquistas e oportunidades para a nossa comunidade. Então quero agradecer a Leidi e toda a equipe da Vigilância”, disse o chefe do Poder Executivo Municipal.
É importante lembrar que a vacinação continua nas unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio. A vacinação é segura, gratuita e fundamental para a redução de internações e óbitos associados à doença.
A imunização está disponível para os seguintes grupos prioritários:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Idosos a partir de 60 anos;
- Gestantes;
- Puérperas (até 45 dias pós-parto);
- Trabalhadores da saúde;
- Trabalhadores da Educação das redes pública e privada;
- Povos indígenas;
- Quilombolas;
- Pessoas em situação de rua;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (acima de 6 meses);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Trabalhadores portuários;
- Trabalhadores dos correios;
- População privada de liberdade;
- Funcionários do Sistema Prisional.
Documentos necessários
- Documento de identificação com foto;
- Cartão SUS e CPF;
- Caderneta de vacinação.
Observações
Pessoas com comorbidades devem apresentar laudo ou receita médica que comprove a condição.
Trabalhadores dos grupos prioritários devem apresentar documento que comprove o vínculo



SECOM-PMVG
Publicar comentário