
Investidores chineses apresentaram em abril produtos que serão fabricados em Águas Lindas

Na SEDF-GO, empresários da cidade de Zhongshan anunciaram a instalação de fábrica de triciclos elétricos e nova de monitoramento eletrônico.
No dia 7 de abril de 2025, representantes de três empresas chinesas, todas de Zhongshan, participaram de uma reunião na Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), em Brasília. Durante o encontro, eles apresentaram os primeiros produtos que seriam fabricados em Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal, marcando um passo importante na atração de investimentos estrangeiros para a região. Entre os itens previstos para produção estavam triciclos elétricos, conhecidos como “tuk tuks”, e um inovador relógio de monitoramento eletrônico, que poderia substituir a tornozeleira eletrônica, reforçando o potencial de inovação e tecnologia do projeto.
Estiveram presentes na reunião o prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti; a primeira-dama, Aleandra Sousa; e a secretária do Entorno, Caroline Fleury, que representou o Governo de Goiás. A visita fazia parte de uma estratégia mais ampla para consolidar a instalação de empresas chinesas na cidade, impulsionando o desenvolvimento econômico local.
Para apoiar esse crescimento, a Prefeitura vinha construindo um polo industrial e um Centro de Convenções, onde seria instalado o ITEC — Canal Expresso Brasil-China, uma plataforma dedicada a fortalecer as relações comerciais entre os dois países. O prefeito Lucas Antonietti destacou a importância dessas parcerias na ocasião: “É uma honra para nós firmar essa parceria comercial com a China, que traria benefícios não só para Águas Lindas, mas também para Goiás, Brasília e todo o Brasil.”
O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas (Codeal), André Oliveira, anunciou ainda uma nova missão: uma delegação chinesa retornaria à cidade em junho. “Nos dias 20 e 21 de junho, durante o feriado de Corpus Christi, receberíamos as autoridades chinesas que nos acolheram na missão de Águas Lindas à China, realizada em maio de 2024. Nesse encontro, seriam assinados diversos acordos bilaterais e fortalecida a parceria do Canal Expresso Brasil-China,” afirmou Oliveira, reforçando o compromisso de ampliar as relações comerciais e de investimento entre as duas nações.
Tecnologia de monitoramento eletrônico é destaque

Um dos investidores chineses, Kevin Wo, apresentou um dispositivo de alta tecnologia para monitoramento de pessoas sob supervisão judicial. A proposta inicial prevê a importação de 20 mil unidades. Os equipamentos serão oferecidos a Secretarias de Segurança Pública, Polícias Penais e Polícias Civis.
“Esses dispositivos são especialmente relevantes para monitorar pessoas sujeitas a medidas restritivas, como em casos de violência doméstica e proteção de vítimas”, explicou. Os aparelhos possuem câmera, sensores de sinais vitais e canal de voz direto com a central.
“Acreditamos que esta inovação contribuirá para a modernização do sistema de monitoramento eletrônico, resultando em redução de custos para a administração pública e promovendo a reintegração social dos monitorados”, completou.
Fábrica da Hainan Meitu será instalada na cidade
Também foi anunciado que a Hainan Meitu, fabricante de triciclos e eletrônicos, instalará uma fábrica em Águas Lindas. A representante da empresa, Andy Liu, afirmou que as negociações com o município já duram mais de um ano. A visita marca o início de uma nova etapa.
“Nosso foco será iniciar as obras de construção da unidade fabril, além das ações para a importação inicial de produtos acabados. Em seguida, avançaremos para a montagem local dos equipamentos, abrindo caminho para o pleno funcionamento da planta industrial”, explicou a empresária Andy Liu.
Ela reforçou a necessidade de apoio institucional. “É fundamental que o Canal Expresso Brasil-China em Águas Lindas se torne uma realidade funcional e eficiente. Contamos com a intermediação do município e do Estado para agilizar a liberação de mercadorias oriundas da China, além de apoio nos incentivos fiscais.”
A executiva reafirmou o compromisso da empresa com o Brasil. “Hoje, reafirmamos nosso compromisso com o Brasil e com Águas Lindas de Goiás. Acreditamos no potencial do país, que pode crescer ainda mais como potência global, especialmente no novo eixo dos BRICS.”
Estado de Goiás preparado para novos investimentos
A secretária Caroline Fleury garantiu o apoio do governo estadual. “Temos certeza de que iniciamos uma parceria de muito sucesso. Mas, sabemos dos entraves enfrentados, mas o município e o Estado de Goiás estão preparados para receber os investidores. O governador Ronaldo Caiado atua com firmeza na organização fiscal do Estado, o que nos permite oferecer segurança aos empresários que queiram se instalar aqui”, disse.
Ela também agradeceu a parceria. “Estamos muito felizes em receber todos os senhores aqui, principalmente em um momento tão importante. Sabemos que essa ligação com a China representa esperança e melhoria de vida para nossa população.”
O encontro contou ainda com a presença do Delegado Cristiomário, que é presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB) e prefeito de Planaltina. Também com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Vicente Manoel, e do superintendente da Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás, Plínio Viana, do deputado federal Hildo do Candango, do deputado estadual Anderson Teodoro, e do vereador de Águas Lindas, Bira.
Fonte: Secretaria de Estado do Entorno | Governo de Goiás
Publicar comentário