
Forças de segurança anunciam queda em 13 dos 15 índices de criminalidade em Valparaíso na reunião do GGI-M

Na 4ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de 2025, realizada em 28 de março, representantes do Executivo e das Forças de Segurança de Valparaíso apresentaram avanços significativos no combate à criminalidade, além de anunciarem ações para prevenção de incêndios e assistência social.
Nesta segunda-feira (28), o GGI-M de Valparaíso promoveu sua 4ª reunião mensal deste ano, reunindo integrantes do Executivo Municipal e das forças de segurança pública para discutir estratégias de combate à criminalidade e iniciativas comunitárias.
O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Wagner Paixão, atualizou o andamento da “Ação do Bem”, programa desenvolvido em parceria com a Polícia Penal para ampliar o atendimento nos bairros da cidade. O Tenente Almeida, do Corpo de Bombeiros, destacou as operações em curso e apresentou a próxima ação “Cerrado Vivo”, focada na prevenção de incêndios florestais por meio de palestras educativas e intervenções rápidas, principalmente durante o período de clima seco entre junho e agosto.
Além disso, o Tenente Almeida trouxe detalhes da “Operação Aquecendo o Frio”, que disponibilizará agasalhos e roupas para populações vulneráveis, distribuídos nos quartéis locais.
O Major Chiericato, Comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar, apresentou dados da Secretaria de Segurança Pública mostrando que 13 dos 15 índices de criminalidade analisados estão em queda. Ele destacou aumentos positivos nas apreensões de tráfico de drogas (+420%) e na recaptura de foragidos (+75%), além de reduções expressivas em casos como estupro (-55%), furto a residência (-60%), roubo a transeunte (-10%) e roubo de veículos (-68%).
O comandante do 20º Batalhão também criticou a circulação de informações falsas por blogs locais, alertando a população sobre a importância de buscar fontes confiáveis para evitar alarmismo desnecessário. Ressaltou, porém, que houve um aumento significativo nos homicídios em relação ao mesmo período do ano passado, e os autores identificados e capturados entregues ao poder judiciário.
Todos os dados apresentados são oficiais e baseados em sistemas da Secretaria de Segurança Pública, reforçando a transparência e o compromisso das autoridades com a segurança de Valparaíso.






FONTE: SECOM PMVG
Publicar comentário