
Governos do DF e de GO discutem VLT e BRT que ligará Luziânia a Brasília, o Sonho Voltou!!!


Na última semana, a Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal celebrou conquistas significativas para a mobilidade urbana. A aceitação do consórcio para a gestão do transporte e o adiamento do reajuste das tarifas do transporte público interestadual trouxeram novas esperanças para os usuários.
A mobilidade no Entorno, frequentemente negligenciada, está se tornando uma prioridade nacional sob a liderança do governador Ronaldo Caiado. A secretária do Entorno, Caroline Fleury, ressalta que, embora o adiamento do reajuste nas passagens de onibus represente um avanço, os reais benefícios virão com a implementação do consórcio interfederativo e dos projetos estruturantes, que prometem um transporte mais eficiente e digno.
Os moradores do Entorno de Brasília voltaram a sonhar com as principais notícias que circulam nos jornais da capital, focadas em projetos que visam melhorar as condições de transporte na região, incluindo o VLT e o BRT. A proposta do BRT (Bus Rapid Transit) entre Luziânia (GO) e Santa Maria (DF) foi aprovada no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), garantindo uma via exclusiva para ônibus de alta capacidade após ampla mobilização e coleta de assinaturas, embora ainda não tenha saído do papel.
Atualmente, foi formado um Grupo de Trabalho do Transporte no Entorno, solicitado pela SEDF-GO ao Ministério dos Transportes, para desenvolver soluções para o transporte interestadual. O BRT Águas Lindas-Brasília também foi incluído no PAC, com um aporte de R$ 7,85 milhões, juntamente com os estudos da INFRA S.A., ( Empresa pública federal dedicada a melhorar a vida dos brasileiros por meio de prestação de serviços de planejamento, estruturação de projetos , engenharia e inovação para o setor de transportes ) que destacam o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como uma solução promissora.
Recentemente, os governos do Distrito Federal e de Goiás avançaram nas discussões sobre a implementação do VLT entre Luziânia e Brasília, com a SEDF-GO afirmando que o projeto poderá ser estruturado após a formalização do consórcio.
Na terça-feira (25/2), Caroline Fleury participou de uma reunião virtual com o Ministério dos Transportes, que deve viabilizar investimentos em infraestrutura para o projeto. O VLT integra o Plano Nacional de Ferrovias, que prevê sete iniciativas de transporte ferroviário de passageiros no país, com execução por meio de parcerias público-privadas (PPPs).
Certo mesmo e se tornando realidade é a implementação do consórcio que foi definida na última quinta-feira (20/2) entre os governadores Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Daniel Vilela (MDB-GO) e como primeira iniciativa, os entes federativos vão financiar cerca de R$ 67 milhões por ano para reduzir as passagens de ônibus.
O SONHO DE TER UM TRANSPORTE CONFORTAVEL E DIGNO VOLTOU!!!


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